Perguntas Frequentes

01

Como são escolhidos

os iBest Top10?

Os iBest Top 10 são as dez melhores iniciativas brasileiras em cada categoria do Prêmio iBest. Estas são apontadas pelo algoritmo matemático IRD (Índice de Relevância Digital), desenvolvido pela iBest Global para poder computar a presença digital de cada iniciativa em seus sites, apps, e redes sociais -  como Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. A partir de dados relativos a alcance, engajamento e relevância, o algoritmo aponta anualmente as dez iniciativas mais importantes, de acordo com a utilização em todo o universo digital, e que passam a ser premiados com a denominação de os iBest Top 10.

02

E a presença digital em outras redes sociais, como TikTok e Linkedin?

Em 2020 o algoritmo apenas calcula sobre a presença digital nas quatro maiores redes no Brasil  (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter). Nas futuras edições do iBest mais redes deverão ser computadas. 

03

Como se definem as categorias do iBest?

As categorias são definidas pelo Comitê iBest, um comitê interno que julga a adequação de quais são as mais importantes a cada ano.

04

Quem pode concorrer ao Prêmio iBest?

Qualquer iniciativa digital, seja de sites, apps ou mesmo páginas/canais de redes sociais, como Youtube, Facebook, Instagram e Twitter, podem concorrer, sendo que não existirão  inscrições para iBest 2020, apenas para 2021 em diante. Não poderão concorrer iniciativas que promovam fake news nem discursos de ódio, nem que não estejam de acordo com a lei brasileira para assuntos relacionados a sexo, drogas ou discriminação, entre outros. 

05

Como posso me inscrever para concorrer ao Prêmio iBest?

As inscrições se iniciarão no primeiro trimestre de 2021. Sugerimos que nos siga  em nossas redes sociais para ter a informação assim que disponível.

06

Uma iniciativa pode concorrer em mais de uma categoria?

Sim, cada iniciativa pode concorrer  nas categorias em que esteja adequada, de acordo com o regulamento, que se encontra em nosso site - e onde encontrarão exceções, como em não poder concorrer em conteúdo e e-commerce, ou conteúdo e serviço, em um mesmo assunto. Como exemplo, se uma iniciativa é adequada para e-commerce de Moda e também conteúdo de Moda, deverá participar de apenas um destes dois segmentos.

07

Quem escolhe os indicados?

Ver item (Como são escolhidos os iBest Top10?)

08

Quem escolhe os vencedores?

Os iBest Top 10 passam por dois processos de votação, para definir-se dois campeões. Um é através  da votação popular, onde todos os brasileiros, a partir de 16 anos, podem votar, e a iniciativa que conseguir mais pontos ganha. Cada votante irá apontar, em cada categoria, uma iniciativa como primeiro lugar, outra como segundo, e outra como terceiro. A contagem de pontos de cada voto contabiliza com 3 pontos os indicados em primeiro lugar, 2 pontos para o segundo, e 1 ponto para o terceiro lugar. O outro campeão é determinado pela  votação da Academia iBest Brasileira, formada por um grupo de especialistas e personalidades que votam em paralelo, e definem o vencedor técnico, com o mesmo processo de pontuação da votação popular.

09

Onde posso acessar o Regulamento do Prêmio?

Na página "Regulamento".

10

Quanto custa participar do Prêmio iBest?

O iBest não cobra nenhuma taxa pela participação, seja dos concorrentes pelo título em cada categoria, seja dos votantes.

11

Quando começa a votação popular?

No dia 9 de setembro de 2020.

12

Como me cadastro para votar?

O cadastro será feito diretamente no nosso site, na área de Votação, que estará aberta a partir do dia 9 de setembro. 

13

Como alterar minhas informações de cadastro?

Se você é votante, não será possível alterar seus dados, e você deverá criar um novo login para a votação.  

 

Posso mudar o meu voto, depois de enviado?

Não, uma vez tendo votado, não é possível alterar o voto, nem votar novamente nesta mesma categoria.

14

Posso votar mais

de uma vez?

Não se pode votar em uma mesma categoria mais de uma vez, mas pode-se votar em até todas as categorias, uma vez em cada uma.

15

Os Top 10 serão apresentados como, e quando?

Os Top 10 começam a ser divulgados no dia 9 de setembro, e a cada dia (fora domingos) deverão ser apresentados no site iBest os dez finalistas em duas categorias.

16

Como posso me atualizar sobre o que está acontecendo no Prêmio iBest?

A melhor maneira é seguir o iBest nas redes sociais  (Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e Linkedin). Fique atento porque todas as informações não serão disponibilizadas igualmente em todas as redes, e por isso sugerimos que participe de todas.

17

Qual a diferença entre as redes do iBest?

De uma forma geral, no Instagram, Facebook , Twitter e Youtube o foco será maior no votante, e no Linkedin o foco será maior nos concorrentes.

18

Além de votação, que outras atividades estão previstas para a edição 2020 do iBest?

Podemos já antecipar três atividades maiores previstas: a Pré-Seleção iBest

(no Instagram), os 5+ (no Linkedin) , e o Mata Mata iBest (no Instagram).

19

O que é a Pré-Seleção iBest?

Em agosto iremos começar a apontar, em algumas categorias, um grupo de vinte iniciativas pré-selecionadas pelo algoritmo iBest IRD - e entre estas estarão os dez finalistas iBest Top 10.

20

O que são os 5+?

Durante o período de votação nos Top10, iremos apontar no Linkedin uma parcial da votação popular, mostrando os cinco mais bem votados de certas categorias, até aquele momento. Em algumas categorias é possível termos mais de uma sessão de 5+, durante os meses de setembro e outubro.

21

O que é o Mata-Mata iBest?

Para algumas categorias iremos confrontar  os finalistas em uma competição paralela, onde estes finalistas se enfrentam um contra outro, e se eliminam por votação popular no Instagram até ficar um único vencedor por categoria. Esta competição tem fins puramente lúdicos, não sendo válida para qualquer troféu e não influencia a votação oficial, que continua neste período de forma convencional.

22

Qual o prêmio quando alguma iniciativa ganha o iBest?

O iBest não distribui prêmios monetários. O maior retorno proporcionalizado pelo iBest é sobre a percepção de vencedor que foi reconhecida para a iniciativa à partir da votação dos brasileiros (no caso no prêmio popular) ou pelos especialistas (no caso do prêmio da Academia). Em mercados competitivos como são os das categorias existentes na competição, entende-se existir um valor de mercado significativo em possuir a distinção de iniciativa vencedora segundo percepção popular e técnica.

23

O que é o Selo iBest?

O selo iBest é um troféu digital, que pode ser aplicado nas várias plataformas de cada iniciativa (site, app e redes sociais), e que aponta que aquela iniciativa é um finalista Top 10, finalista Top 3 ou campeã. O selo iBest é a melhor forma de mostrar ao mercado e consumidores que aquela iniciativa se distinguiu de todos seus competidores, sendo uma das mais relevantes,de acordo com o algoritmo IRD, ou mesmo uma das mais votadas pelos Brasileiros ou especialistas.

24

Quem pode ter o selo iBest?/Como posso ter um selo iBest?

Apenas iniciativas que forem classificadas como iBest Top 10 (as dez melhores de cada categoria), ou  iBest Top 3 (as três melhores de cada categoria), ou iBest Campeão (a melhor) pode ter e usar o selo iBest.

25

O que acontece se alguém usar um selo sobre um prêmio iBest que não ganhou?

A iniciativa poderá ser banida do Prêmio, e terá que discutir questões sobre uso indevido de propriedade intelectual da iBest Global.

26

Quais as diferenças entre os selos iBest?

Os selos apontam se a iniciativa é Top10, Top3 ou Vencedor iBest, em cada categoria.

27

Como posso patrocinar ou anunciar no Prêmio iBest?

O iBest 2020 não irá abrir opções de patrocínio ou para anunciantes. Possivelmente a partir de 2021 existirão alternativas. Caso tenha interesse, cadastre seu e-mail para receber as novidades!

28

Sou um TOP 10 iBest, ou Top 3 iBest, ou Vencedor iBest -  como faço para ter acesso ao selo?

O iBest entrará em contato com todos os finalistas. Para acelerar este envio do selo, por favor entre em contato via este email :  selo@ibest.global

29

Como alterar os dados cadastrais da minha iniciativa ?

Se você é representante de um concorrente, envie email para fale@ibest.global apontando a necessidade de alteração de dados.

30

Como alterar a minha logo/foto no site do iBest?

Se você é representante de um concorrente, envie email para fale@ibest.global apontando a necessidade de alteração de dados.

31

O que foi o primeiro Prêmio iBest?

O Prêmio iBest foi a maior e mais importante premiação da internet do Brasil, realizado entre 1995 e 2008. Percebido como um “oscar”do setor, era considerado a principal referência de qualidade dos empreendimentos ligados a internet no país. Foi desenvolvido pela Mantel Marketing, empresa de Marcos Wettreich e criadora da propriedade intelectual original sobre a marca iBest.  O iBest se tornou empresa independente em 1999, quando GP Investimentos se tornou sócio da mesma. Em 2001 a Brasil Telecom também ingressou como acionista, tendo assumido a totalidade do controle acionário em 2003. 

Conheça aqui mais sobre a história do iBest.

32

Porque o iBest original parou de realizar o Prêmio iBest?

O iBest foi vendido para a Brasil Telecom, e passou a ter seu foco em serviços de telecomunicações/internet, e assim sendo o Prêmio não foi mais uma prioridade após ter cumprido seu ciclo.

33

Quem é o responsável pelo novo Prêmio iBest?

O Prêmio iBest é uma realização da iBest Global, empresa do Rio de Janeiro.

34

E quem é o responsável pela iBest Global?

O fundador da iBest Global é Marcos Wettreich, que foi o fundador do primeiro iBest. 

35

E porque o iBest voltou?

À partir do entendimento de que hoje a internet é muito mais presente e importante do que era na época do iBest anterior, e desta forma existe um número muito maior de iniciativas oferecendo serviços de grande importância para os Brasileiros.  E como hoje não existem apenas sites, mas um conteúdo e serviços muito relevantes também em apps e redes sociais, um serviço como o iBest – que revela para os brasileiros novas e excelentes iniciativas de todo o universo digital – faz-se mais do que nunca necessário. Importante ressaltar que a empresa e empreendimento atual não tem qualquer relação com a empresa que desenvolveu o iBest original, que foi absorvida pela Brasil Telecom. No entanto, o fundador do iBest original e o Novo iBest é o mesmo empreendedor, Marcos Wettreich, assim como a missão do Novo iBest é muito semelhante com a  do iBest original.

36

Como o Novo iBest usa a mesma marca do primeiro iBest, se são completamente diferentes?

O fundador do Novo iBest conseguiu reaver amigavelmente a marca “ iBest“ porque esta não estava mais em uso pelo IG, subsidiária da empresa que adquiriu o iBest.

37

Quais são as principais diferenças entre o primeiro e o novo iBest?

Do ponto de vista da premiação, as principais diferenças são:

Categorias atualizadas (com foco em temas atuais, como no melhor Marketplace de e-commerce, melhor Fintech e melhor Super App, entre outras); 

Amplitude de escopo (não apenas discernindo sobre os melhores sites, como era o caso no primeiro iBest,  mas os melhores considerando todo o universo digital, englobando a presença de cada iniciativa em sites, apps e cada uma das principais redes sociais: Youtube, Instagram, Faceook e Twitter;

Abertura para interações em sites, apps e redes, onde todos os brasileiros poderão votar, opinar e contribuir para o iBest nas redes sociais. 

Identificação dos finalistas Top 10 do iBest à  partir do da aplicação do IRD – Índice de Relevância Digital, um índice proprietário, desenvolvido pela iBest Global,  que se constitui em um algoritmo matemático para a quantificação da relevância dentro do universo digital.

38

O iBest tem é uma ONG ou tem fins lucrativos?

O iBest é uma empresa, e possui fins lucrativos.

39

Qual o modelo de negócio do Novo iBest?

Venda de publicidade e pesquisa de mercado,  e intermediação de vendas.

Navegue pelo iBest

Sobre o iBest

Receba novidades

Siga o iBest

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn