FAQ CAPA web (1).png

Confira abaixo o FAQ completo ou
faça o download do PDF.

01

O que é o Prêmio iBest?

O Prêmio iBest é a maior premiação do Universo Digital Brasileiro. Ele encontra e compara as principais iniciativas online em sites, apps e redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, Tiktok, Twitch e Twitter.

02

Quais são as fases do Prêmio iBest 2021 e quando elas ocorrem?

As fases são cinco:
a) Seleção iBest, quando todos os influenciadores e iniciativas privadas se inscrevem (de 31 de março a 23 de maio);
b) iBest 20+, quando são apresentadas as listas das 20 iniciativas classificadas por categoria e de onde sairão os dez finalistas iBest TOP10 (de 22 de junho a 05 de julho);
c) iBest TOP10, quando os 10 melhores do Brasil, de cada categoria, são apresentados para serem votados pelo público geral e pela academia iBest (de 06 de julho a 29 de agosto);
d) iBest TOP3, quando os 3 melhores do Brasil, de cada categoria, são apresentados para serem votados pelo público e pela Academia iBest (14 de setembro a 24 de outubro); e
e) Vencedores, quando a melhor iniciativa de cada categoria é anunciada (de 08 a 12 de novembro).

03

Quantas e quais categorias tem o Prêmio iBest 2021?

O Prêmio iBest 2021 conta com 87 categorias - 37 a mais que em 2020 - agrupadas em 4 segmentos: E-Commerce, Serviços Não-Financeiros, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de 3 categorias especiais. Conheça aqui.

04

Quem define as categorias do Prêmio iBest 2021?

As categorias são definidas pelo Comitê iBest, que julga a adequação de quais são as mais importantes a cada ano.

05

Uma iniciativa pode concorrer em mais de uma categoria?

Sim, cada iniciativa pode concorrer em até 3 categorias, salvo algumas exceções que se encontram no regulamento.

06

Onde posso acessar o regulamento do Prêmio iBest 2021?

07

Preciso pagar para participar do Prêmio iBest 2021?

Não, a participação no iBest é gratuita.

08

Como funciona a fase Seleção iBest?

Qualquer iniciativa digital brasileira ou para o povo brasileiro pode se inscrever na Seleção iBest. Uma vez inscrita, esta será avaliada pelo público, também no site do iBest. Até 4 iniciativas mais bem avaliadas farão parte do iBest 20+ de cada categoria. Destas, até duas serão escolhidas para o TOP10 e, subsequentemente,
serão votadas novamente pelo público e pela academia iBest durante a fase final.

09

Como e até quando posso me inscrever na Seleção iBest?

Os influenciadores e as iniciativas digitais deverão realizar a inscrição no site iBest ou no aplicativo Prêmio iBest. As inscrições para a Seleção iBest são até o dia 23 de maio de 2021.

10

Os 10 finalistas de cada categoria de 2020 podem competir em 2021?

Sim, e estes têm a vantagem de já serem pré-selecionados para a Fase iBest 20+, ou seja, não precisam fazer campanha durante a fase de Seleção pois já estarão escolhidos para o shortlist de 2021. No entanto, para usufruir deste benefício é necessária a inscrição durante a fase do Seleção iBest 2021 (apenas a inscrição,
sem necessitar de campanha).

11

Posso editar meu cadastro após finalizar minha inscrição na Seleção iBest?

Sim, você pode editar sua foto e os dados complementares. No entanto, caso decida mudar as categorias nas quais se inscreveu, os votos já contabilizados na categoria serão desconsiderados.

12

Os mais votados na Fase Seleção serão classificados para ser um iBest 20+ e depois iBest TOP10?

Os quatro mais bem votados na Fase Seleção passam para a Fase iBest 20+ desde que sejam elegíveis de acordo com o Regulamento (ver “Elegibilidade”, itens 5.1 a 5.6). Uma vez nesta fase, os dois melhores de acordo com o Algoritmo iBest, vindos da Fase Seleção, serão eleitos como iBest TOP10.

13

Quais são os critérios de elegibilidade para poder ser um iBest 20+ ou iBest Top10?

De acordo com o Regulamento do Prêmio iBest (ver “Elegibilidade”, itens 5.1 a 5.6 ), é necessário ser uma iniciativa digital na forma de um site, app ou canal em Youtube, Instagram, Twitter, Twitch, Linkedin, Facebook ou TikTok (posts, artigos ou vídeos individuais não são qualificáveis ao iBest 2021). Para a adequação a alguma categoria, é necessário que mais de 50% do conteúdo ou serviço da iniciativa sejam focados no assunto da categoria.

14

Minha iniciativa ficou entre as quatro mais bem votadas na Fase Seleção. Quando poderei saber
se a minha iniciativa foi considerada elegível para ser um iBest 20+?

Apenas serão reveladas as iniciativas participantes do iBest 20+ durante a fase de anúncio destas finalistas, entre 22 de junho e 05 de julho. Caso uma iniciativa tenha sido uma das mais votadas na Fase Seleção e não seja anunciada como parte dos iBest 20+, terá sido por não ter elegibilidade, de acordo com o Regulamento do Prêmio iBest 2021 (ver “Elegibilidade”, itens 5.1 a 5.6 do Regulamento).

15

Como votante, posso alterar minhas informações de cadastro?

Sim, mas apenas uma vez a cada 24 horas. É fundamental que a iniciativa competidora tenha em mente que o engajamento deve ser tal que seus seguidores mantenham a força de votação, pois os rankings mudam diariamente. Tentativas de votos adicionais ou qualquer manipulação digital não serão
computadas e poderão incorrer em risco de eliminação do votante e da iniciativa.

16

Posso votar mais de uma vez?

É possível votar uma única vez em cada uma das categorias do Prêmio. Tentativas de votos adicionais ou qualquer manipulação digital não serão computadas e poderão incorrer em risco de eliminação do votante e da iniciativa.

17

Como são escolhidos os Top 10?

Nesta edição de 2021, os TOP10 serão escolhidos da seguinte forma: 6 iniciativas apontadas pelo algoritmo próprio do iBest, 2 iniciativas escolhidas diretamente pelo Comitê iBest por critérios técnicos e 2 iniciativas indicadas pelo público durante a fase Seleção iBest.

18

O que é o algoritmo IRD do iBest?

O iBest IRD é um algoritmo proprietário iBest que se constitui em sistemas e processos para procura, quantificação da relevância e comparação entre redes de todas as principais iniciativas no universo digital. O IRD aufere numericamente a relevância de cada iniciativa de acordo com suas as métricas, ponderando a importância de cada rede em relação a sua categoria, medindo e comparando questões como engajamento, alcance e relevância, em cada uma das principais redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Tiktok, Twitch, Linkedin), além de site e app. Ou seja, o iBest IRD não apenas encontra as iniciativas, mas consegue compará-las, estejam elas nas mesmas redes ou em redes diferentes, e de acordo com a importância relativa destas.

19

Os Top 10 serão apresentados quando e como?

Os TOP10 começam a ser divulgados no dia 06 de julho e continuam a ser anunciados até dia 29 de agosto, de segunda a sábado.

20

Quem faz parte do júri da academia?

Especialistas e personalidades convidadas pelo iBest nomeadas de acordo com a escolha do Conselho Consultivo iBest (comitê interno da iBest Global, composto por executivos do iBest e colaboradores do mercado nacional).

21

Como faço para votar nos TOP10 do iBest de cada categoria?

Para votar basta acessar o link https://vote.premioibest.com/home (a partir de 06 de julho), clicar na categoria desejada, escolher o candidato que você quer apoiar, confirmar o voto e se cadastrar.

22

Como faço para votar nos Top 3 do iBest de cada categoria?

Para votar basta acessar o link https://vote.premioibest.com/home (a partir de 14 de setembro).

23

Quando serão anunciados os vencedores do iBest 2021 em cada categoria?

Os vencedores do Prêmio iBest 2021 serão divulgados na semana iniciada em 08 de novembro.

24

Qual o prêmio quando alguma iniciativa ganha o iBest?

O iBest não distribui prêmios monetários. O mais apreciado retorno proporcionado pelo iBest é a percepção (ou certificação) de vencedor que foi reconhecida para a iniciativa a partir da votação dos brasileiros (no caso do prêmio popular) ou pelos especialistas (no caso do prêmio da Academia).

25

O que é o Selo iBest?

Apenas iniciativas que estejam concorrendo na Fase Seleção ou que forem classificadas como iBest TOP10 (as dez melhores de cada categoria), ou iBest TOP3 (as três melhores de cada categoria), ou iBest Campeão (a melhor) podem ter e usar o respectivo selo iBest.

26

O que acontece se alguém usar um selo sobre um prêmio iBest que não ganhou ou tenha direito?

A iniciativa poderá ser banida do Prêmio e terá que discutir questões sobre uso indevido de propriedade intelectual da iBest Global.

27

Quais as diferenças entre os selos iBest?

Os selos apontam se a iniciativa faz parte da fase de Seleção ou já é TOP10, TOP3 ou Vencedor iBest, em cada categoria.

28

Sou um competidor da Seleção iBest, ou TOP10 iBest, ou TOP3 iBest, ou Vencedor iBest - como
faço para ter acesso ao selo?

Os selos, assim como outros materiais de divulgação, se encontram na central de downloads do Seleção iBest.

29

Como posso me atualizar sobre o que está acontecendo no Prêmio iBest?

A melhor maneira é seguir o iBest nas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e Linkedin). Fique atento porque todas as informações não serão disponibilizadas igualmente em todas as redes,
e por isso sugerimos que participe de todas.

30

Qual a diferença entre as redes do iBest?

De uma forma geral, no Instagram, Facebook , Twitter e Youtube o foco será maior no votante, e no Linkedin o foco será maior nos concorrentes.

31

Qual o modelo comercial do iBest?

O modelo comercial do iBest em 2021 é baseado em mídia/patrocínio. Algumas categorias poderão ser nomeadas de acordo com o interesse de cada patrocinador, que também terá seu nome presente nas peças de divulgação e nos conteúdos produzidos.

32

Como patrocinar ou fazer uma parceria comercial com o Prêmio iBest?

Entre em contato com nossa equipe: fale@ibest.global com o título “Contato Comercial”.

33

O que foi o primeiro Prêmio iBest?

O Prêmio iBest foi a maior e mais importante premiação de internet do Brasil realizada entre 1995 e 2008. Percebido como um “Oscar” do setor, era considerado a principal referência de qualidade dos empreendimentos
ligados à internet no país.

34

Porque o iBest original parou de realizar o Prêmio iBest?

O iBest foi adquirido pela Brasil Telecom em 2003 e passou, então, a ter seu foco em serviços de telecomunicações/internet. Após ter cumprido sua missão, o prêmio foi descontinuado.

35

Quem é o responsável pelo novo Prêmio iBest?

O Prêmio iBest é uma realização da iBest Global, empresa de Marcos Wettreich, o mesmo fundador e CEO do Prêmio iBest original.